Com 37 pontos do norte-americano Reggie Moore, o 1º de Agosto venceu na noite de quinta-feira, no pavilhão anexo da Cidadela, o Petro de Luanda por 81-76 e conquistou, antecipadamente, o seu 17º título angolano, destronando o Recreativo do Libolo, vencedor da época anterior.

A duas jornadas do fim da competição, os “militares” sagraram-se campeões, fruto, também, da derrota do Recreativo do Libolo frente ao Interclube por 110-116.

Ainda que perca os jogos que restam, o 1º de Agosto, atualmente com 18 pontos, somará 20, pontuação impossível de ser alcançada por outra equipa.

O jogo, apesar da fraca qualidade técnica e tática, foi marcado pelo equilíbrio. As duas equipas estiveram sempre próximas uma da outra em termos de resultado, com sucessivos empates (28-28, 30-30, 38-38, 47-47, 54-54, 60-60, 64-64).

Em termos defensivos, ambas cometeram inúmeros erros e perderam muitos ataques (18, para o 1º de Agosto e 16 Petro). Notou-se falta de rigor nas variantes defensivas usadas pelas duas equipas.

Reggie Moore, com 37 pontos, foi o principal artífice da vitória “militar”. O poste norte-americano aproveitou da melhor maneira o défice da formação “petrolífera” no jogo interior para se impor tanto a nível ofensivo como defensivo, conquistando 10 ressaltos.

O 1º de Agosto demonstrou alguma ansiedade nos minutos iniciais, mas conseguiu superar, tendo terminado o primeiro quarto em desvantagem de dois pontos (20-22). Este equilíbrio manteve-se no quarto seguinte, mas com o Petro sempre na frente, indo para o intervalo a vencer por 41-40.

No segundo tempo a disputa continuou renhida, com as duas equipas a alternarem constantemente a liderança no marcador, mas foram os “petrolíferos”, mais uma vez, a irem para o último descanso na frente (62-60).

Fruto do poderio “rubro-negro” no jogo interior, com Kikas, Ambrósio e Moore, os jogadores mais altos do Petro de Luanda entraram para o quarto decisivo na “janela” com cinco faltas, obrigando o técnico Lazare Adingono a uma gestão minuciosa dos postes.

No entanto, o 1º de Agosto, com o equilíbrio entre a juventude e os veteranos, foi mais forte na etapa final, conseguindo circular a bola sempre que necessário e fazer gestão do tempo de ataque. Foi assim que na ponta final “arrancaram” uma vantagem de cinco pontos a seu favor vencendo o encontro por 81-76.

Ficha de jogo:

Petro de Luanda: Pedro Bastos (00), Braulio Morais (07), Carlos Morais (16), Edson Hilukilwa (00), Keith Cothran (05), Paulo Barros (00), Paulo Santana (07), Miguel Kiala (06), Leonel Paulo (21), Parfait Bité (05), Divaldo Mbunga (90), Abdel Gomes (00).

Técnico: Lazare Adingono

1º de Agosto
: Armando Costa (03), Adilson Baza (00), Edimir Lucas (02), Reggie Moore (37), Felizardo Ambrósio (07), Kikas Gomes (09), Cedric Ison (13), Carlos Almeida (06), Agostinho Coelho (00), Hermenegildo Santos (02), Francisco Machado (00), Islando Manuel (02).

Técnico: Paulo Macedo

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.