Com o título já garantido pelo 1º de Agosto, o campeonato angolano sénior masculino de basquetebol termina esta terça-feira, quando se defrontarem, no pavilhão do Rio Seco, em Luanda, as formações do Petro-Interclube, às 16h00, e 1º de Agosto-Recreativo do Libolo, previsto para as 19 horas.

A federação da modalidade remeteu excecionalmente o encontro entre “petrolíferos” e “polícias” a este campo face a necessidade de concentrar os atletas, no final, para a cerimónia de entrega de prémios, evitando despesas, além de se pretender dar maior visibilidade ao fecho da época, numa altura em que se pensa já em mais um Afrobasket.

Durante sete meses de prova (novembro de 2012/maio2013), o 1º de Agosto apresentou-se mais regular, embora não tivesse ganho a fase provincial do campeonato, cujo título coube ao Interclube. Mas fruto da sua persistência e eficácia nas etapas seguintes conseguiu sagrar-se, a três jornadas do fim, campeão nacional, troféu que lhe fugira há dois anos. Trata-se do seu 17º título.

No entanto, pelo fato de os dois primeiros lugares estarem definidos (1º de Agosto 20 pontos e Libolo 17), o desafio pela terceira posição irá centralizar as atenções entre Petro e Interclube, ambos com 15 pontos, além da indicação do atleta mais valioso (MVP) e outros destacados nos lançamentos de campo, lances livres, triplos, ressaltos, tampões, recuperação e assistências, onde nomes como Cedric Ison, Olímpio Cipriano, Carlos Morais, Rogger Moore, Miguel Kiala, Kikas Gomes, Leonel Paulo, Roderick Neal e Eduardo Mingas são sonantes.

Esta época, com o ex-internacional Paulo Macedo na liderança técnica, em substituição do português Mário Palma, os “militares” cedo começaram a dar mostras de sucesso, apostando na mescla veterania/juventude para, ao mesmo tempo aproveitar, na prossecução dos seus objetivos, a experiência dos mais antigos e a qualidade de novos talentos de que dispõe.

A conquista da Liga africana de clubes, em dezembro último, na Guiné Equatorial, constituiu “tónico” de que a época poderia ser melhor em relação às duas últimas, nas quais foi incapaz de vencer o BAI Basket, mas o fato de não se apurar para a final da Taça de Angola daria ainda lugar a alguma incerteza sobre o que seria a equipa na maior prova nacional.

Mas o técnico e seus comandados souberam, em tempo oportuno, dar resposta a eventuais dúvidas, ao dominarem a fase regular do BAI Basket e meritoriamente beneficiarem do ponto de bonificação, que em muito contribuiu para a reconquista do título.

"Arrumada” a questão do campeonato nacional, a federação deverá divulgar, dia 30 deste mês, a convocatória da seleção que de 20 a 30 de agosto representa Angola no Afrobasket 2013, cujo objetivo é reconquistar o troféu perdido em 2011, no Madagáscar, para a Tunísia.