A província da Huíla vai, em Junho, acolher o campeonato nacional de basquetebol em seniores femininos, prova antes agendada para Maio, mas que devido à realização do Censo Geral da População e Habitação foi transferida para o mês seguinte.

A informação foi hoje dada à Angop pelo secretário-geral da Associação Provincial da modalidade, Diogo Gomes, sublinhando que a proposta enviada à Federação foi aceite e que a prova prevista de 10 a 20 de Maio aguarda por novas datas em Junho.

Segundo ele, ainda dentro das perspetivas para este ano, a associação tem agendados 17 eventos desportivos, entre os quais torneios festivos ou de efeméride, campeonatos provinciais e torneios de abertura.

Disse que uma outra proposta para acolher, em Dezembro, os nacionais em ambas classes em iniciados, também foi enviada à Federação e prontamente aceite.

Quanto a 2013, Diogo Gomes frisou que, embora não tenha realizado provas provinciais, dada à fraca inscrição dos clubes, se pode afirmar que, do ponto de vista de ações para incentivar a massificação, o balanço é bom.

"Realizamos três torneios interregionais e outros nove com equipas locais. Participamos em ações de formação para formadores, intercâmbio com vários técnicos no quadro dos oitavos jogos do exército, uma parceria com a Sprit na realização de um torneio", apontou.

Segundo ele, há um esforço “muito grande” da Associação no sentido de expandir cada vez mais o basquetebol e é neste âmbito que foram feitas visitas de acompanhamento a oito municípios, designadamente Quilengues, Cacula, Matala, Quipungo, Caluquembe, Gambos, Chibia e Humpata, para constatar as condições para o relançamento da modalidade.

A Associação Provincial de Basquetebol da Huíla controla atualmente oito clubes.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.