A segunda etapa do 37º campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, denominada fase de grupos, inicia sexta-feira (dia 20), em Luanda, tendo como destaque o desafio entre o Recreativo do Libolo e o Interclube, respectivamente, terceiro e quarto classificados da fase anterior, a ter lugar no pavilhão Dream Space, no município de Viana.

O 1º de Agosto começa a nova etapa do BIC Basket em condições consideradas favoráveis em relação aos seus principais opositores na corrida ao ceptro, a julgar pelos dois primeiros adversários (Sporting de Benguela e Atlético Sport Aviação - ASA), visto que o Petro de Luanda defronta o ASA na primeira jornada e o Libolo na segunda.

Esta fase é dividida em dois grupos, sendo o A constituído pelos seis melhores da etapa regular (1º de Agosto, Petro, Libolo, Inter, ASA e Sporting de Benguela) e o B pelas restantes quatro (Universidade Lusíada, Progresso, Vila Clotilde e Marinha de Guerra).

Em ambas as séries, as equipas vão se defrontar no sistema de todos contra todos a uma volta e o vencedor de cada uma apurar-se-á para o terceiro turno da prova, a fase de qualificação, beneficiando de um ponto de bonificação.

Já na fase de qualificação, a ser igualmente dividida em séries A e B (mas com cinco equipas cada), qualificar-se-ão as quatro melhores do grupo A (as do B estão arredadas do título) para os play off, última etapa do campeonato nacional, cuja meia-final será disputada a melhor de cinco jogos e a final a sete partidas.

Eis o cartaz da 1ª jornada:

Grupo A

1º de Agosto – Sporting de Benguela
Petro - ASA
Libolo – Interclube

Grupo B

Lusíada – Progresso
Vila Clotilde – Marinha de Guerra

O Recreativo do Libolo é o detentor do título.