O Petro de Luanda terminou invicto a fase de qualificação aos play-offs (meias-finais) do Campeonato Nacional (BIC Basquete), totalizando oito pontos de quatro vitórias, em igual número de jogos, depois de vencer o ASA, por 99-87.

Depois de anunciar, no início da temporada, que a “luta” pelo título não era objectivo, fruto das dificuldades financeiras, tendo abdicado de uma das suas principais referências (Valdelício Joaquim) que exigiu melhorias contratuais, os “petrolíferos” surpreenderam os adversários na etapa final de qualificação.

Liderados por Emanuel Quezadas, o Petro de Luanda, depois de uma primeira fase razoável, apresentou-se melhor preparado e não deu hipóteses às restantes equipas, vencendo os quatro jogos.

Deste modo, vai beneficiar de um cruzamento mais acessível nos play-offs (jogam com o quarto) e do factor casa, começando as meias-finais diante do seu público.

O 1º de Agosto, mesmo com um dos melhores planteis, tendo em conta a qualidade dos jogadores em cada posição, encontrou muitas dificuldades nos confrontos com os adversários do seu nível e ficou no segundo posto, sem aproveitar o bónus de um ponto trazido da fase anterior.

O Libolo, campeão nacional, ficou na terceira posição e continua muito irregular na prova, alternando bons e maus jogos desde a fase inicial.

Ao terminar no quarto posto, com uma equipa “humilde”, mas equilibrada, o ASA foi a surpresa, qualificando-se às meias-finais, em que vai defrontar o Petro.

Ao contrário dos “aviadores”, o Interclube foi a grande decepção, falhando o apuramento aos play-offs.

Classificação final da fase de qualificação:

1º Petro de Luanda 08 2º 1º de Agosto 08 3º Libolo 06 4º ASA 05 5º Interclube 04

Meias-finais (play-offs):

Dia 19

Petro de Luanda – ASA 1º de Agosto - Libolo