O 1º de Agosto venceu o Interclube por 87-79, na partida de maior destaque da ronda inaugural do Bic Basket, que viu adiada a estreia do campeão em título, Petro de Luanda.

Os "militares" foram ao reduto dos "polícias" e enfrentaram dificuldades para suplantarem o quinto colocado do ano passado, que venceu os dois primeiros quartos, chegando ao intervalo com favoráveis 34-27.

Depois, a maior experiência dos visitantes permitiu o volte-face e ao cabo do terceiro período o marcador no "apertado" Pavilhão 28 de Fevereiro já registava vantagem de três pontos para os terceiro classificados da edição passada.

Enquanto o campeão nacional ficava na bancada por chegada tardia do Sporting de Benguela capital do país, o Recreativo do Libolo (2º classificado) alcançaria o resultado mais alargado da jornada, ao bater o Progresso do Sambizanga (7º) por 134-85.

Entretanto, o resultado mais anormal registou-se no confronto entre o ASA (4º) e o Vila Clotilde (9º), com vitória dos segundos por 101-82.

No jogo em que envolveu dois treinadores que ja dirigiram selecções nacionais de seniores, a Marinha de Guerra sob orientação de Paulo Macedo, bateu a Universidade Lusíada, de Raúl Duarte, por 49-34.

Ao contrário do que foi anunciado pela organização, não houve transmissão em tempo real dos resultados dos jogos. contactado pela Angop, o director da prova, soares de Campos, evocou questões técnicas, tendo prometido que serão ultrapassadas para a próxima semana.

Há clubes participantes nesta edição que ainda não têm o plantel completamente preenchido, pelo que a Federação deu uma moratória até à próxima semana para que estes tenham pelo menos 12 jogadores inscritos, embora os regulamentos permitam até 16 elementos.

Fonte da federação confirmou também que todas as formações que disputam o campeonato devem ter pelo menos três atletas com idades até 23 anos, sob pena de sofrerem sanções monetárias, cujo montante não especificou.

Resultados sa 1ª jornada

Vila Clotilde - ASA, 101-82

Progresso do Sambizanga - Recreativo do Libolo, 85-134

Marinha de Guerra - Universidade Lusíada, 49-34

Interclube - 1º de Agosto, 79-87

Petro de Luanda - Sporting de Benguela (adiado por ausência do Sporting)