O Benfica conquistou esta quarta-feira o seu 23.º título de campeão nacional de basquetebol, ao vencer no pavilhão do FC Porto por 53-56 no quinto e último jogo da final dos "play-offs" da Liga.

Num embate recheado de emoção e incerteza até ao último segundo, a equipa comandada por Carlos Lisboa foi à casa do “dragão” alcançar a terceira vitória e fez regressar o título à Luz, sucedendo precisamente ao FC Porto no historial de campeões.

Depois de estar a perder por 13 pontos, a meio do terceiro período, o FC Porto encetou uma recuperação que a 19 segundos do fim deixava o marcador apenas separado por um ponto (50-51).

Mas o nervosismo evidenciado durante toda a primeira parte voltou a aparecer, com os portistas a fazerem erros infantis e a acumular "turnovers" que permitiu a um Benfica competente triunfar na casa do rival e conquistar o seu terceiro título nos últimos quatro anos.

Após um primeiro período equilibrado, que terminou com uma ligeira vantagem para os “encarnados” (17-19), o descalabro do FC Porto começou a desenhar-se no segundo período, altura em que a equipa portista apenas conseguiu marcar quatro pontos.

O Benfica, que se revelou muito forte, sobretudo na defesa, aproveitou da melhor forma o "apagão" portista e colocou-se, ao intervalo, numa confortável vantagem de 11 pontos (21-31).

Depois do intervalo, a tendência manteve-se, com o FC Porto a encontrar as mesmas dificuldades para conseguir penetrar na defesa benfiquista e a não concretizar oportunidades que acabaram por se revelar fundamentais no final deste período.

A vantagem benfiquista atingiu uma diferença complicada para a formação azul e branca contrariar (27-40), mas no quarto período o FC Porto iniciou uma recuperação que fez acreditar o público presente que a revalidação ainda era possível.

Os “dragões” iniciaram uma extraordinária recuperação, perante um pavilhão lotado, mas isso acabou por não ser suficiente para ultrapassar a vantagem benfiquista.