O ex-treinador do FC Porto, Alberto Babo, disse que o final do basquetebol profissional no clube poderá representar «um passo atrás, para, mais tarde, dar dois em frente».

O técnico referiu ter acompanhado a evolução da situação «com alguma perplexidade», mas acredita que «se o projeto for gerido com qualidade, poderá ser o mais acertado».

«Com esta desistência, de uma equipa deste nível, perde claramente o basquetebol português. Espero que as pessoas que vão ficar ligadas ao basquetebol portista sejam capazes de seguir a história do clube. E, quando surgir novamente ao nível profissional, surjam com outra alma, outra pujança, com outra vontade de mostrar que efetivamente este passo atrás foi para dar dois em frente», afirmou.

Alberto Babo disse ainda que «o basquetebol nacional está mal de saúde» e aponta o dedo «a todos os intervenientes da modalidade».

«O basquetebol não está nada bem, tem tido grandes recuos em termos de competição. Há equipas a desistir, há equipas a falhar `playoffs´ em pleno campeonato e há seleções a jogar com jogadores que não têm experiencia a nível internacional para ombrear com grandes equipas», referiu.

O treinador foi mais longe: «Aponto o dedo a toda a gente. Desde a federação, aos treinadores, aos diretores, toda a gente envolvida. Há quem goste muito de basquetebol, mas só quem tem paixão pela modalidade é que conseguirá transmitir aquilo que queremos que o basquetebol seja. São essas pessoas que são esquecidas e não são aproveitadas para as coisas que são importantes para o basquetebol».

Alberto Babo esteve, nos últimos três anos, no comando da equipa angolana do Petro de Luanda, conquistado, em 2011, o título nacional.

O treinador português destacou-se no basquetebol ao serviço do FC Porto, como jogador e mais tarde como treinador principal, entre 2006 e 2009.