A seleção portuguesa feminina de basquetebol de sub-20 venceu hoje a Noruega, por 74-32, na quarta jornada da Divisão B do Campeonato da Europa, a decorrer em Sófia, na Bulgária.

A resistência da seleção da Noruega durou apenas o primeiro período de jogo, em que “fechou” em vantagem aos 18-16, com um triplo de Kyekjeb, após as lusas liderarem desde o apito inicial e terem estado em vantagem por oito pontos aos 10-2 e 14-06.

A seleção portuguesa, com Joana Cortinhas e Laura Ferreira em destaque, ao somarem 15 e 14 pontos, respetivamente, inverteu a tendência no segundo período e atingiu o intervalo a vencer por 30-25.

Um terceiro período de jogo demolidor, com um parcial de 21-02, permitiu à seleção lusa disparar para uma vantagem de 24 pontos à entrada para os últimos 10 minutos de jogo.

No quarto e último período de jogo, a seleção portuguesa voltou a cilindrar a Noruega, que ainda não somou qualquer triunfo, com um expressivo parcial e 23-05, que lhe permitiu fechar o jogo com um triunfo por 74-32.

Com esta vitória, Portugal mantém intacto o objetivo de terminar nas três primeiras posições da Divisão B do Campeonato da Europa, para assim poder ascender ao grupo A.

Alemanha, Bulgária e Lituânia são as seleções que ocupam os lugares cimeiros da tabela classificativa, sem terem perdido qualquer jogo, e que Portugal ainda vai ter de defrontar.

A seleção portuguesa vai jogar sucessivamente com as congéneres da Grã-Bretanha (08 de julho), Bulgária (09), Alemanha (11), Lituânia (12) e Bósnia e Herzegovina (13).

O modelo de competição é extremamente desgastante, em poule única e com dois dias de descanso, o primeiro após o terceiro jogo (06 de julho) e o segundo depois do sexto encontro (10).