A seleção de basquetebol feminino de sub-18 perdeu hoje com a Itália por 61-44, em partida do Europeu da categoria, e terminou no terceiro lugar do Grupo D, comprometendo o objetivo de manutenção na Divisão A.

Depois de ter conseguido uma vantagem dilatada sobre a Suécia (63-50), no jogo de estreia, a derrota tangencial (60-59) frente à República Checa, na sexta-feira, comprometeu a passagem à segunda fase da competição, que está a decorrer em Matosinhos.

Hoje, depois de dois períodos positivos (16-13 e 27-26), Portugal permitiu que a Itália se superioriza-se na segunda parte e cavasse uma grande diferença ao vencer em por 49-35 (terceiro período) e 61-44 (final).

Agora, Portugal, que já viu a Suécia descer de divisão ao ficar em quarto e último lugar do agrupamento, vai ter de lutar num novo conjunto de quatro seleções, tendo como adversários a Espanha, a Holanda e a Croácia.

Com vinte pontos cada uma, a italiana Cecilia Zandalasini, e a portuguesa Maria Kostourkova foram as melhores marcadoras da partida.

Na primeira parte, a equipa lusa entrou concentrada e conseguiu mesmo impor o seu jogo, aliás a Itália só no segundo período conseguiu adiantar-se por uma vez, isso aos 19 pontos, mas logo voltou a perder a liderança no marcador.

Mas as desvantagens de 14 pontos no terceiro período e de 17 no quarto são denunciadoras da forma como Portugal deixou de ter paciência quando lhe faltavam linhas de passe, insistindo demasiado num jogo interior que a Itália depressa descortinou como travar.

Do lado italiano, destaque para uma excelente recuperação de bola que culminava num contra-ataque fortíssimo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.