O vice-presidente do Benfica para as modalidades apelou hoje à Federação Portuguesa de Basquetebol para que reveja o valor da multa aplicada ao clube campeão, caso este não vá às competições europeias, classificando-o como "caricato".

"Há uma norma regulamentar [da FPB] pela qual qualquer equipa que seja campeã e não vá à competição europeia tem uma penalização, cujo valor é quase igual [ao custo que representa ir] à competição europeia", disse hoje Domingos Almeida Lima na apresentação oficial do novo plantel de basquetebol do Benfica, campeão em título.

Ao contrário de anteriores, o Benfica participa este ano no Eurochallenge (competição de terceiro nível na FIBA Europa, depois da Euroleague e da Eurocup).

De acordo com o artigo 61 das normas regulamentares da liga de basquetebol (organizada pela FPB), "a participação na competição europeia organizada pela FIBA Europa é obrigatória para o vencedor da liga portuguesa, podendo ser substituída pela participação numa das competições europeias organizadas pela ULEB se o clube adquirir o direito de participação e considerar a participação nesta prova mais vantajosa".

A não participação numa das competições europeias leva o clube a incorrer numa multa de 10 mil a 40 mil euros, acrescenta o regulamento.

"É uma norma desmesurada e que aproveito para apelar à federação para que reveja esta situação, porque tenho a certeza de que nenhum clube teria condições sequer para pagar a multa. E depois, estar a desviar capacidades não para a constituição e valorização dos plantéis, mas para pagar multas administrativas parece-me, no atual estado do país e do desporto nacional, perfeitamente caricato", sublinhou o dirigente do Benfica.

O Benfica disputará a primeira fase do Eurochallenge deste ano no grupo E, juntamente com os belgas do Mons-Hainaut, os franceses do Nanterre e os finlandeses do Kataja Basket.

O primeiro jogo do Benfica no grupo E disputa-se a 05 de novembro, no pavilhão da Luz, frente ao Mons-Hainaut, seguindo-se o Nanterre e o Kataja Basket, ambos fora.

"Pelos resultados que esta equipa vem obtendo, merecia esta experiência. Era de justiça que se proporcionasse esta competição. Esta fase servirá para adquirir experiência, estamos conscientes da valia dos adversários. Mas o Benfica poderá honrar os seus pergaminhos e lutar pela vitória", concluiu Domingos Almeida Lima.