Manuel Fernandes foi hoje eleito presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), sucedendo a Mário Saldanha, disse à agência Lusa uma fonte oficial da entidade.

A mesma fonte da FPB explicou que Manuel Fernandes - que concorria ao cargo a par de Eduardo Monteiro - foi eleito com cerca de dois terços dos votos, tendo votado 60 dos 61 delegados ao ato eleitoral. No entanto, os números oficiais do ato eleitoral apenas serão divulgados mais tarde, na página oficial da FPB.

Diretor técnico nacional desde 1985, Manuel Fernandes apresentou a demissão do cargo há cerca de um mês, por ter considerado a sua candidatura à direção do organismo incompatível com as funções que exercia há quase 30 anos.

Membro da Comissão Executiva da FIBA Europa desde 2006, Manuel Fernandes foi jogador e treinador do Barreirense antes de exercer funções na FPB. Como técnico do clube do Barreiro, conquistou três vezes a Taça de Portugal.

Além do cargo no “braço europeu” da FIBA, Manuel Fernandes foi eleito este ano para membro do Grupo de Trabalho para as Federações Nacionais da FIBA Mundial para o mandato de 2014-2019.

Como mandatário, Manuel Fernandes conta com Hermínio Barreto, antiga glória do Sporting nas décadas de 50 e 60.

Manuel Fernandes sucede assim a Mário Saldanha, que deixa a presidência da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), após quase 25 anos na liderança do organismo.