O Benfica venceu hoje o grande rival FC Porto por 72-61, no regresso do maior clássico do basquetebol nacional à Luz, que quase encheu para assistir a um espetáculo interessante.
Chegou a pairar no reduto benfiquista o espectro de um triunfo dos portistas, de regresso à Liga após três anos de ausência, mas, ao consumar uma magnífica recuperação na segunda parte, os tetracampeões nacionais superiorizaram-se.
Após uns primeiros 10 minutos muito equilibrados, o FC Porto protagonizou um segundo período fulgurante, após somar um parcial de 12-0 que deixou as 'águias' atordoadas.
Foi a altura em que os lançamentos exteriores dos 'encarnados' não entravam (dois em 11 na primeira parte -- 18,2 por cento), enquanto os dos portistas caíam, dando 'corpo' a um excelente controlo do tempo de ataque e do ritmo de jogo.
A diferença foi-se acentuando, ao ponto de os comandados de Moncho López terem chegado ao intervalo com uma surpreendente vantagem de 12 pontos (43-31).
Ao optar por uma defesa zona '2x3' no início da segunda parte, o Benfica foi reduzindo gradualmente a diferença, enquanto o FC Porto foi sentido grandes dificuldades no ataque posicional e na conversão do 'tiro' exterior.
Com Carlos Andrade a puxar pelos seus companheiros e pelo público, as 'águias' voltaram a igualar o marcador no final do terceiro período (53-53), após mais um cesto do veterano extremo benfiquista. A Luz voltava a acreditar no triunfo.
Os dragões deixaram de marcar 'triplos', manietados pela excelente atitude defensiva das 'águias'. A oito minutos do fim, a formação de Carlos Lisboa reapossou-se da liderança do marcador (57-55), após dois lances livres convertidos pelo base-extremo Nuno Oliveira.
O técnico portista manteve uma rotação contínua do plantel, mas não conseguiu evitar a supremacia final do rival da Luz, que jogou desfalcado do poste Freddy Gentry, a contas com uma lesão nas costas.
Ao somar um 'duplo-duplo' (18 pontos e 12 ressaltos), o norte-americano Jeremiah Wilson foi o jogador mais valioso do embate, mas foi Carlos Andrade e a sua grande experiência, matreirice e raça quem teve o condão de carregar com o Benfica para mais um êxito sobre o FC Porto.

Jogo no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa.
Benfica-FC Porto, 72-61.
Ao intervalo: 31-43.

Sob arbitragem do trio formado por Carlos Santos, Sérgio Silva e José Lopes, as equipas alinharam e marcaram:
- Benfica (72): Mário Fernandes (5), Daequon Cook (20), Carlos Andrade (11), Jeremiah Wilson (18) e Cláudio Fonseca (8). Jogaram ainda Tomás Barroso, João Soares, Marko Loncovic e Nuno Oliveira (10).
Treinador: Carlos Lisboa.
- FC Porto (61): André Bessa (6), José Silva, Arnette Hallman, Miguel Queiroz (3) e Nick Washburn (12). Jogaram ainda Seth Hinrichs (13), Brad Tinsley (9), Pedro Bastos (8), António Monteiro, Albert Fontet (7) e Ferran Ventura (3)
Treinador Moncho López.

Assistência: Cerca de 2.500 espetadores