O Basquete Clube de Barcelos oficializou hoje, em comunicado, o abandono da Liga de basquetebol, confirmando a intenção já manifestada em reunião com a direção da federação realizada na passada quinta-feira, em Fátima.

"O Barcelos vem por este meio comunicar que vai abdicar do direito desportivo de participar na nona edição do campeonato da Liga. Esta decisão tem por base uma redefinição da sua estratégia de atuação e implementação na cidade e concelho que orgulhosamente representa", refere o comunicado elaborado pelo clube minhoto.

Trata-se de uma desistência motivada por questões financeiras, pois o Barcelos não conseguiu congregar os necessários apoios para continuar a evoluir na Liga, apesar do sexto lugar alcançado esta época.

O conjunto barcelense mantém, contudo, o basquetebol, passando a participar na III Divisão Nacional masculina e também na II Divisão Nacional feminina.

Face à já anunciada saída do Barcelos e sendo praticamente certa a ausência do Atlético, equipa que foi segundo classificada da Proliga (II Divisão) e garantiu o direito desportivo de subir à Liga, a edição de 2016/17 do campeonato terá apenas 11 conjuntos.

O prazo para a entrega de candidaturas à Liga termina já no dia 27.

Depois do Algés, no final da época de 2014/15, agora é a vez de o Barcelos desistir da Liga de Basquetebol. Antes, clubes históricos como o FC Porto, Académica de Coimbra, Barreirense e Belenenses também optaram pelo mesmo caminho.