Um total de 12 seleções disputam as duas vagas destinadas à Africa no Campeonato do Mundo de 2013, na categoria de Sub-19

A capital moçambicana será palco a partir desta tarde do Campeonato Africano de Basquetebol Sub-18 em masculinos, prova qualificativa para o Mundial da categoria de Sub-19 que terá lugar no Canadá em 2013.

Um total de 12 seleções africanas disputam, nos pavilhões do Desportivo e da Académica, as duas vagas destinadas ao continente africano e espera-se que o evento seja altamente competitivo, tendo em conta o número de participantes.

As seleções participantes neste evento estão divididas em dois grupos, sendo que o grupo A é composto por Moçambique, Ruanda, Tunísia, RD Congo, Gana e Mali, enquanto o Grupo B integra as seleções da Costa do Marfim, Gabão, Angola, Marrocos, Egipto e Senegal.

As partidas Senegal – Gabão, Costa do Marfim – Angola e Moçambique – Ruanda marcam a abertura do certame, com o primeiro jogo a ter lugar as 14 Horas.

A prova que terá lugar até 25 de Agosto, será disputada no sistema clássico de todos contra todos na fase de grupos que apurará as oito melhores selecções que transitam para os quartos-de-final da prova.