A seleção anfitriã defronta a Tunísia, enquanto os angolanos medem forças com o Egipto.
Prossegue esta tarde a disputa da Afrobasket na categoria de Sub-18 que se realizam em Maputo desde o dia 16, devendo prolongar-se até ao dia 25 de Agosto.

O destaque dos jogos desta tarde vai para os embates que vão envolver as duas seleções lusófonas que tomam parte no evento, nomeadamente, a anfitriã Moçambique e Angola, diante de dois dos principais candidatos à conquista da duas vagas que dão acesso ao mundial a ter lugar em 2013 no Canadá, referente aos sub-19.

Angola será a primeira seleção a entrar em cena, defrontado a sua congénere do Egipto, isto as 16 horas de Maputo. Após três jogos em que alcançaram duas vitórias e uma derrota, a equipa orientada por Elvino Dias, vai procurar fazer o seu melhor, perante o atual campeão em título.

Por seu turno, Moçambique vai entrar em cena as 18 horas para defrontar a sua congénere da Tunísia que em 2010 no Ruanda terminou na segunda posição. A seleção da casa já realizou dois jogos, tendo perdido o primeiro diante do Ruanda (34-62) e no segundo embate venceu a turma do Mali por 66-54, ocupando atualmente a quarta posição do grupo A.

O selecionador de moçambique, queixa-se da falsificação de idades por parte de algumas seleções presentes neste Afrobasket Sub-18. «Este é um problema que a FIBA tem que fazer alguma coisa, esta queixa já existiu em 2010, este ano volta acontecer a mesma coisa, com casos gritantes, atletas que são seniores, a verdade desportiva fica afetada», disse Rui Rafael.

Moçambique ocupou o quarto lugar em 2010 e ambiciona chegar a uma das duas primeiras posições este ano. «Não dizemos que não vamos conseguir o objetivo, estamos a trabalhar para tal, quer dizer, é uma competição muito irreal devido a questão da falsificação das idades», disse o selecionador de Moçambique.

Ruanda-Gana, as 14h de Maputio, e Marrocos-Gabão, as 20h, são os outros jogos previstos para a jornada desta segunda-feira que terá lugar no pavilhão da Académica.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.