As seleções do Senegal e da Costa do Marfim disputaram a final do Campeonato Africano de Sub-18 em masculinos e por via disso conquistaram o direito de representar o continente africano no Mundial de Sub-19, a realizar em 2013 no Canadá.

Na final, o Senegal conseguiu estabelecer uma diferença de nove pontos, vencendo por 71-62, conquistando a primeira posição do torneio com todo mérito.

Moçambique acabou falhando o objetivo de conquistar um dos lugares que davam acesso ao Mundial 2013, tendo terminado na sétima posição do torneio, piorando em relação ao quarto lugar alcançado em 2010, no Ruanda.

Angola também não foi muito além, mas melhorou o sétimo lugar conquistado há dois anos, ao terminar na quinta posição da prova.

No final do evento, foram reconhecidos os melhores jogadores deste Afrobasket com o egípcio Ehab Saleh a ser eleito o MVP da competição, o marroquino Mourad Shifi foi o melhor marcador com 120 pontos, nomes estes que certamente dentro de poucos anos aparecerão na alta-roda do basquetebol africano. O Egito acabou em terceiro lugar e a Tunísia foi a equipa fair-play.