O Maxaquene e o Ferroviário de Maputo protagonizaram o duelo da quinta jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em seniores masculinos, com os “locomotivas” a entrarem para esta partida com o rótulo de favoritos à conquista do triunfo, tendo em conta que na presente época saíram vitoriosos em todos jogos disputados diante do seu adversário.

Foi assim que já no primeiro período os “locomotivas” conseguiram uma vantagem de três pontos, graças ao forte jogo interior, com Octávio Magoliço a ser o esteio ao anotar metade dos pontos da sua equipa neste período que terminou com o placard a assinalar 15-18.

No segundo período o Maxaquene não permitiu que o seu oponente alargasse a vantagem, chegando mesmo superiorizar-se, dado que Sílvio Letela e Samora Mucavel acabaram sendo jogadores certeiros nos lançamentos exteriores, colocando o resultado em 30-32, ao intervalo.

Nos 12 minutos seguintes, o Ferroviário tratou de definir a questão de quem venceria o encontro, pois graças à sua melhor organização, conseguiu fugir da vantagem mínima que trouxe no final da primeira parte, esticando a diferença pontual para 17 pontos, outra vez graças ao forte jogo interior de Octávio Magoliço o que permitiu entrar para o último período com o resultado de 44-61.

A queda dos “tricolores” no terceiro período custou caro a esta equipa que conseguiu vencer a última etapa com um parcial de 19-18, mas que acabou sendo insuficiente para evitar mais uma derrota no Campeonato da Cidade, pois o Ferroviário de Maputo acabou vencendo por 63-79, com Octávio Magoliço a ser o cestinha do jogo com 19 pontos.

A outra a partida de realce desta jornada envolveu duas formações que lutam pela quinta posição da prova, ou seja A Politécnica e a Universidade Pedagógica. Depois da surpreendente vitória na ronda anterior diante do Maxaquene, esperava-se que a Universidade Pedagógica fosse a impor a sua mais-valia, porém acabou surpreendida pela juventude e galhardia d´A Politécnica que vai deixando sinais de evolução ao longo da época.

Foi assim que no final dos 48 minutos a vitória acabou sorrindo para A politécnica por 82-66.
Nos outros jogos, o Desportivo Maputo venceu o Aeroporto por 97-72 e o Matolinhas foi derrotado pelo Costa do Sol por 58-86.

Após esta jornada, o Costa do Sol lidera a tabela classificativa com 9 pontos, mas tem um jogo a mais que o Ferroviário e o Desportivo Maputo que tem oito pontos. As turmas da Universidade Pedagógica, A Politécnica, Matolinhas têm todas sete pontos, enquanto o Maxaquene ocupa o surpreendente sétimo lugar com seis pontos fruto de uma vitória e quatro derrotas. O Aeroporto é último classificado com cinco pontos.