A Liga Muçulmana soma por vitórias os jogos realizados na Taca dos Clubes Campeões Africanos em basquetebol sénior feminino. No jogo inaugural as moçambicanas derrotaram o First National Bank da Nigéria por 87-42. Já na noite deste sábado somou nova vitória, agora frente as angolanas do 1º de Agosto, por 54-50.

No primeiro encontro com as nigerianas, os 45 pontos de diferença eram o espelho fiel daquilo que tinha acontecido em campo, onde a Liga mostrou-se sempre superior. A equipa de Nazir Sale entrou de rompante, pois no final do primeiro período já vencia por 23-8. O ritmo intenso continuou a ser empregue no segundo período tendo as moçambicanas alcançado a vantagem de 33 pontos, pois o marcado assinalava o resultado de 45-12 ao intervalo.

Na segunda parte a Liga não alterou o seu estilo de jogo que continuou pressionante e sufocante para o adversário que no final desta etapa já perdia por 68-26. Tendo em conta que esta prova ainda esta no seu início, Nazir Sale fez descansar as suas unidades mais preponderantes, o que permitiu uma ligeira recuperação da outrora temível equipa nigeriana que no quarto período consegui anotar 16 pontos, contra 19 das moçambicanas que acabaram vencendo por 87-42.

Vitória suada frente ao 1º de Agosto

No jogo deste sábado, a vitória foi mais complicada. Os quatro pontos de diferença mostram o equilíbrio existente na partida. As angolanas venciam ao intervalo por 23-17, com 14-12 no primeiro período e 9-5 no segundo. A Liga deu a volta e venceu os outros dois períodos finais, com 21-13 no terceiro e 16-14 no segundo período, colocando o resultado final em 54-50.

O jogo foi mesmo muito equilibrado, com cinco mudanças de líder no marcador, sendo que o encontro esteve empatado em oito ocasiões.

Para este triunfo da Liga Muçulmana, muito contribuiu Clarisse Ambrosi, a melhor marcadora do encontro, com 18 pontos. Arhonda Couington contribuiu com 10 pontos para a formação moçambicana. Do lado das angolanas, Nacyssela Maurício foi quem mais se destacou, ao apontar 14 pontos, seguido de Deolinda Gimo com onze.

A Liga lidera, com duas vitórias em dois jogos, está bem lançada para vencer a competição, uma prova que já foi ganha por clubes de Moçambique no passado: Desportivo Maputo (que foi bicampeã), Académica e Maxaquene.