O Ferroviário da Beira sagrou-se campeão de basquetebol de Moçambique, após derrotar o favorito Maxaquene por 89-80 no 3º jogo da final realizada no Pavilhão do Desportivo, em Maputo. O título sai assim de Maputo e viaja para o centro de Moçambique.

Depois de ter perdido o 1º encontro no domingo por 84-88, os "tricolores" trataram de retificar os erros do jogo inaugural e empatar a final, batendo o Ferroviário da Beira por 80-71 na passada segunda-feira.

Mas os comandados de Luíz Hernandez mostraram que a final não eram favas contadas e bateram o Maxaquene por 89-80 no terceiro encontro, levando desta forma o "caneco" para o Xiveve.

O jogo foi muito equilibrado. No primeiro período registava-se um empate a 22, mas ao intervalo os homens que viajaram de Sofala já venciam por 41-36. A vantagem foi mais alargada no final do terceiro tempo, quando o Ferroviário ganhava por 68-57. Onze pontos que viriam a ser cruciais para o desfecho do encontro.

No último período os rapazes de Luiz Hernandez limitaram-se a gerir o resultado, tirando partido do desacerto dos "tricolores" nas tabelas para vencer o encontro por 89-80 e dar o primeiro título de basquetebol à cidade da Beira.