A abertura da época de basquetebol ao nível da cidade de Maputo continua refém da disponibilidade de pavilhões para a movimentação de jogos dos seniores masculinos e femininos. 
Com efeito, há mais de dois meses que as provas já deveriam estar em curso, mas a Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo (ABCM) vê-se com os braços atados, porquanto não está a conseguir desbloquear esta situação junto dos clubes da capital moçambicana.
«Temos estado a reunir com os clubes para ultrapassar esta questão, mas não se tem registado desenvolvimentos na mesma e as provas vão já bastante atrasadas o que compromete o cumprimento do calendário competitivo da presente temporada», disse Anastácio Monteiro, Secretário-geral da ABCM.
Segundo Monteiro os clubes proprietários dos campos dizem que os pavilhões estão indisponíveis devido ao facto de estarem a ser reabilitados ou ocupados com outras actividades.
Recordar que na semana passada a ABCM marcou o arranque do Torneio de Abertura para o pretérito fim-de-semana, com os jogos agendados para terem lugar no Campo do Ferroviário, mas no dia seguinte o clube anuncio que o seu recinto de jogos estava indisponível.
Na temporada passada, o Pavilhão do Desportivo Maputo foi o mais utilizado, mas nesta altura encontra-se indisponível devido a obras de cobertura de uma das laterais, por onde entra a água quando chove com intensidade, afectando o curso normal dos jogos.