O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, manteve um encontro com a selecção sénior feminino de basquetebol de Moçambique, no âmbito da visita de dois dias que efectua à cidade de Maputo, no âmbito de um convite efectuado pelo Governo de Armando Guebuza.

No encontro decorrido no pavilhão do Maxaquene, Shinzo Abe elogiou a qualificação de Moçambique para o Campeonato do Mundo da categoria, a ter lugar em Setembro próximo, na Turquia, prova na qual a Pérola do Índico vai participar pela primeira vez.

Moçambique conseguiu o apuramento depois de um vasto programa que incluiu um estágio no Japão, tendo participado no Torneio de Amizade, um importante evento desportivo que anualmente decorre em terras nipónicas.

Esse foi um dos motivos que levou Abe a manter este encontro com as jogadoras que aquando do Afrobasket 2013 ostentavam a alcunha de «Samurais», atribuído pelo treinador Nasir Salé, devido a capacidade guerreira das suas jogaras que terminaram em segundo lugar nessa prova.

No encontro mantido em Maputo, Shinzo Abe mostrou disponibilidade do governo japonês em apoiar o desporto moçambicano, particularmente ao basquetebol, tendo por isso efectuado a entrega de 100 bolas, acto retribuído pela oferta do fato de treino da selecção moçambicana com o nome do Primeiro-ministro japonês escrito nas costas.

A Federação Moçambicana de Basquetebol anunciou ter convidado a sua congénere japonesa para tomar parte num torneio quadrangular em Maputo, a ter lugar em Abril, no âmbito da preparação do cinco moçambicano para o Mundial Turquia 2014.