A antiga basquetebolista moçambicana Clarisse Machanguana foi hoje nomeada embaixadora da Unicef em Moçambique, numa iniciativa de reconhecimento pelo seu trabalho solidário a favor de crianças desfavorecidas.

Falando durante a cerimónia de investidura da internacional moçambicana, o representante da Unicef em Moçambique, Marcoluigi Corsi, disse que a iniciativa visa reconhecer o esforço da antiga desportista na defesa dos direitos da criança, destacando- a como um exemplo para os menores. "As crianças e adolescentes precisam de personalidades de referência no país e que ajudem com a sua influência, dedicação e exemplo", afirmou Marcoluigi Corsi, acrescentando que esta é a forma mais adequada para promover comportamentos saudáveis entre os mais novos.

Por sua vez, o ministro da Educação e Desenvolvimento Humano moçambicano, Jorge Ferrão, enalteceu a importância da ex-jogadora moçambicana como um símbolo de inspiração para os mais novos e um exemplo de superação. "Clarisse não teve medo de sacrificar o presente por um futuro", observou o governante, acrescentando que, no meio de tantas notícias negativas, em alusão às crises económica e política que o país atravessa, este reconhecimento surge como uma "boa nova" para os moçambicanos.

A nova embaixadora da Unicef em Moçambique, por seu turno, agradeceu pelo reconhecimento, considerando que foi um percurso longo para chegar a esta etapa. "Espero contribuir na disseminação de conhecimento que ajude as crianças e adolescentes a viver uma vida mais saudável, e a estarem melhor preparadas para enfrentar as adversidades de um país em desenvolvimento", declarou.

Nascida em 1976, Clarisse Machanguana é uma das mais importantes nomes do basquetebol moçambicano, tendo já passado pelos campeonatos do Women's National Basketball Association (WNBA), representando o Los Angeles Sparks, e pela liga espanhola, pelo Barcelona.