Basquetebol/Angola

09-05-2017 21:54

Angola inicia rota ao mundial com Marrocos

Objetivo e assegurar a presença na prova que arranca em novembro.
Angola vai defrontar uma equipa de 'allstars' da liga espanhola
Foto: Angop/Clemente Santos

Equipa angolana vai defrontar Marrocos

Por SAPO Desporto c/Angop sapodesporto@sapo.pt

A seleção angolana de basquetebol começa a qualificação para o próximo mundial no seu reduto, diante do Marrocos, indica o site da FIBA. Integrada no grupo C da zona africana de apuramento, Angola realizará o segundo e terceiro jogos fora de casa com o Egipto e a República Democrática do Congo.

Dezasseis seleções africanas, participantes do Afrobasket2017, disputam as cinco vagas a que o continente tem, pela primeira vez, direito para o mundial (agora denominado Copa do Mundo de Basquetebol) que vai realizar-se na China de 31 de agosto a 15 de setembro de 2019. Nas duas últimas edições África teve três representantes na prova mundial.

No entanto, o sorteio que teve lugar no último domingo na cidade chinesa de Guangzhou, colocou a seleção de Moçambique, segunda representante da língua portuguesa em prova, no difícil grupo D, ao lado do Senegal e da Costa do Marfim. O quarto integrante deste “lote” está por definir, em função da desistência da República do Congo, que inicialmente albergaria o Afrobasket2017.

Por sua vez, a Nigéria, campeã africana em título, tem um calendário mais folgado na série B, onde inicia a campanha frente ao Uganda, sendo que as formações do Rwanda e Mali completam este agrupamento. A série A é formada por Tunísia, Camarões, Guiné e África do Sul.

O próximo mundial terá 32 seleções, mais oito que a edição anterior realizada em 2014 em Espanha. Os Estados Unidos da América são os atuais detentores do título e favoritos à revalidação do mesmo.

Conteúdo publicado por Sportinforma