NBA

10-04-2017 08:46

Westbrook bate recorde de triplos duplos com direito a 'buzzer beater'

Jogador de Oklahoma superou o registo de Oscar Robertson
Russel Westbrook

Russel Westbrook, jogador dos Thunder

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

Russell Westbrook bateu domingo o recorde de ‘triplos duplos’ numa época da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao selar o 42.º em Denver, onde selou a vitória (106-105) dos Oklahoma City Thunder com um ‘triplo’ no último segundo.

Westbrook, que já garantiu que vai terminar a época regular com média de ‘triplo duplo’ (números na casa das dezenas em três categorias estatísticas distintas), superou o registo do ‘mítico’ Oscar Robertson, que datava de 1961/62, ao somar 50 pontos, 16 ressaltos e 10 assistências.

O 42.º ‘triplo duplo’ do ‘zero’ dos Thunder, de 28 anos, foi selado a 4.17 minutos do final, com uma assistência para um ‘triplo’ de Semaj Christon, para ‘delírio’ de todo o pavilhão dos Denver Nuggets, que há minutos estava na expetativa para presenciar o histórico momento.

Nessa altura a formação de Oklahoma ainda perdia por 10 pontos (101-91), mas, na parte final, Westbrook quis juntar o triunfo à noite recorde e marcou os últimos 15 pontos dos Thunder, oito dos quais nos derradeiros 47,4 segundos.

A 2,9 segundos do final, Nikola Jokic falhou o cesto que daria, certamente, o triunfo aos Nuggets, o base dos Thunder ganhou o 16.º ressalto da noite e, após um desconto de tempo, selou o triunfo com um ‘triplo’, assistido por Steven Adams.

Westbrook fechou, assim, com chave de ouro uma noite para a história, em que superou os 41 ‘triplos duplos’ de Oscar Robertson, pelos Cincinnati Royals, em 1961/62, um registo que parecia impossível de bater, bem como a média de ‘triplo duplo’ que o base dos Thunder já garantiu que vai replicar.

Com estes registos, o jogador da formação de Oklahoma, que é também o melhor marcador da prova e o único com uma média acima dos 30 pontos por encontro, vai ser eleito, como toda a certeza, o jogador mais valioso (MVP) da época regular. O anúncio será feito a 26 de junho.

Os Thunder já garantiram um lugar nos ‘play-offs’, como sextos da Conferência Oeste, sendo que na primeira ronda vão defrontar os Houston Rockets, terceiros, que domingo venceram por 135-128 no reduto dos Sacramento Kings, com 35 pontos, 15 assistências e 11 ressaltos do ‘benfiquista’ James Harden.

Ainda no domingo, destaque para o desaire dos Cleveland Cavaliers na casa dos Atlanta Hawks, por 126-125, após prolongamento. Os ‘Cavs’ foram alcançados pelos Celtics na liderança do Este, mas têm vantagem no confronto direto.

Conteúdo publicado por Sportinforma