O corredor Sérgio Ribeiro (Efapel-Gaia) ganhou esta sexta-feira ao “sprint” a primeira etapa do Troféu Joaquim Agostinho de ciclismo, após 184,3 quilómetros, entre Manique do Intendente e Vimeiro, local onde já tinha vencido há um ano.

O espanhol Iker Camano (Endura), vencedor do prólogo da véspera, conservou a liderança da corrida, ao chegar integrado no pelotão, em oitavo lugar, três segundos depois de Ribeiro, que terminou em 4:37.20 horas, à média de 39,873 km/h.

O espanhol Carlos Barbero, António Carvalho (Mortágua) e o grego Ioannis Tamouridis (SP Tableware) foram os que mais luta deram ao ciclista natural de Matosinhos na discussão final.

Nesta jornada, um quinteto de fugitivos - César Fonte (Efapel-Glassdrive), Illart Zuazubiskar (Orbea), Mikhail Antonov (Lokosphinx), Jonathan González (Gios-Deyser) e Victor de la Parte (SP Tableware) – animou a corrida desde o quilómetro 22, mas o pelotão, sobretudo por parte da Endura e da Efapel-Gaia, absorveu-os a cerca de 10 quilómetros da meta.

Na tabela geral, Camano detém agora uma vantagem de nove segundos sobre o grego Ioannis Tamouridis (SP Tableware), enquanto o vencedor da Volta a Portugal2011 e da edição anterior desta prova, Ricardo Mestre (Carmin-Tavira), segue em terceiro, a 12 segundos do topo, com um segundo de vantagem sobre Hugo Sabido (LA Antarte-Paredes).

No sábado, na segunda de três tiradas deste 35.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras, os corredores vão percorrer o tradicional circuito citadino daquela localidade, em 10 voltas, numa extensão total de 100 quilómetros.