O “sprinter” britânico Mark Cavendish (Sky) ganhou hoje a 18.ª etapa da Volta a França em bicicleta, após 222,5 quilómetros entre Blagnac e Brive-La-Gaillarde, segundo triunfo na presente edição e 22.º da carreira.

«É incrível. Viemos cá com o objetivo de ganhar a camisola amarela e, agora, temos os primeiro e segundo lugares da tabela. Não se pode pedir mais. É verdade que descurei os meus ‘sprints’ em prol da equipa, mas hoje disse ‘por favor, dêem-me uma oportunidade’», afirmou o corredor, de 27 anos, da Ilha de Man.

A dominadora equipa britânica manteve Bradley Wiggins e Chris Froome nas duas primeiras posições, separados por 2.05 minutos, enquanto o italiano Vicenzo Nibali (Liquigas) é terceiro, a 2.41 minutos do topo, perspetivando-se a primeira festa do Reino Unido nos Campos Elíseos, no domingo.

O “Expresso de Man” bateu com facilidade o australiano Matt Goss (GreenEdge) e o eslovaco Peter Sagan, (Liquigas), na reta da meta, “assinando” uma marca de 04:54.12 horas, depois de já ter vencido a segunda tirada deste 99.º “Tour”.

Uma “escapadela” no início da jornada nunca foi além dos três a quatro minutos de distância até o pelotão rolar compacto para a decisão final, mesmo com um cão de grande porte a provocar a queda do belga Phillipe Gilbert e do russo Deis Menchov.

Cavendish superou toda a concorrência, já depois de o irlandês Nicolas Roche e o espanhol Luis Leon Sanchez terem tentado a sua sorte.

O campeão do Mundo beneficiou do “comboio” da Sky nos derradeiros quilómetros, incluindo o líder, Wiggins, além do norueguês Boasson Hagen, a puxar pela equipa.

Os portugueses Rui Costa (Movistar) e Sérgio Paulinho (Saxo Bank) chegaram com a maioria dos companheiros de pelotão e ocupam as 18.ª e 51.ª posições da tabela classificativa.

No sábado, a 19.ª e penúltima etapa da “Grande Boucle” consiste num contrarrelógio individual de 53,5 quilómetros, entre Bonneval e Chartres.