O campeão português de contrarrelógio na categoria de sub-23 demorou mais 2.35 minutos do que o vencedor, o dinamarquês Rasmus Quaade, que completou os 24,9 quilómetros em 28.59 minutos, à média de 49,666 km/h.

Pelo segundo dia consecutivo, os resultados não corresponderam às expectativas lusas, com Rafael Reis a ser o 64.º, a 2.53 minutos do campeão europeu, e Pedro Paulinho a terminar na 70.ª posição, a 3.26 minutos.

«Os nossos corredores deram o máximo, mas a diferença para os adversários revelou-se intransponível. Os rivais foram muito melhores e só temos de felicitá-los», admitiu o selecionador nacional, José Poeira, em comunicado.

O Campeonato da Europa de Estrada prossegue no sábado com a prova de fundo para juniores, onde Portugal vai estar representado por André Bessa, César Martingil, João Silva, Luís Gomes e Ricardo Teixeira.

O percurso é totalmente plano, mas passa por zonas de estrada estreita e perto do mar, prevendo-se que o vento possa causar danos.

«A única estratégia possível para conseguir um bom resultado é uma colocação excelente, do princípio ao fim da corrida», explicou José Poeira.