A equipa espanhola Movistar ganhou, este sábado, o contrarrelógio por equipas em que consistiu a primeira etapa da Volta a Espanha em bicicleta, em Pamplona (16,5 quilómetros) e Jonathan Castroviejo tornou-se o primeiro líder.
O conjunto que estava a correr perante o seu público, da região de Navarra, concluiu o percurso em 18.51 minutos, à média de 52,5 km/h, deixando a holandesa Rabobank e a belga Omega a 10 segundos, no segundo e terceiro lugares da tirada, com a norte-americana BMC (quarta) a registar marca semelhante.
A britânica Sky, que conta com Chris Froome como seu chefe-de-fila, na ausência do vencedor do “Tour” e campeão olímpico de “crono” Bradley Wiggins, conseguiu o quinto posto, a 12 segundos da Movistar.
A dinamarquesa Saxo Bank, pela qual alinham os portugueses Sérgio Paulinho e Bruno Pires, com a responsabilidade de “rebocarem” o espanhol Alberto Contador, suspenso mais de um ano por doping, para um novo triunfo numa grande volta, ficou-se pelo sétimo lugar, a 14 segundos do topo.
Tiago Machado, que representa a norte-americana RadioShack, e o trio André Cardoso-Hernani Broco-Manuel Cardoso viram as suas equipas quedarem-se pela 17.ª e a 22.ª posição.
Para já, dadas as características da tirada, Castroviejo ficou acompanhado dos colegas de equipa Javier Moreno e Beñat Intxausti nos primeiros lugares da geral.
Domingo, na segunda de 21 etapas, o pelotão vai percorrer 181,4 quilómetros, entre Pamplona e Viana, ainda na região de Navarra, antes de um previsível “sprint” em massa.