O alemão John Degenkolb (Argos) ganhou este domingo ao “sprint” a segunda etapa da Volta a Espanha de bicicleta, após 181,4 quilómetros, entre Pamplona e Viana, enquanto o português Manuel Cardoso (Caja Rural) foi nono classificado.

Degenkolb impôs-se na reta da meta, terminando com um registo de 4:38.40 horas, seguido pelo australiano Allan Davis (GreenEdge) e pelo inglês Bem Swift (Sky), respetivamente segundo e terceiro posicionados.

O “Mustang de Paços de Ferreira”, Manuel Cardoso, andou perto da discussão final, mas ficou-se pelo nono posto à chegada, a melhor classificação dos seis corredores lusos presentes.

Com esta chegada em bloco, a tabela geral individual manteve-se inalterada, com o espanhol Jonathan Castroviejo (Movistar) no topo, com a camisola encarnada de líder, seguido pelos colegas da Movistar, com o mesmo registo, em virtude do “crono” por equipas da véspera.

O espanhol Alberto Contador (Saxo Bank) e o britânico Chris Froome (Sky), apontados como favoritos à vitória final, seguem na 32.ª e na 24.ª posições, respetivamente a 14 e a 12 segundos do comandante da geral.

«É um sonho chegar de ‘rojo’ a minha casa e vou tentar. Hoje foi uma etapa pacífica porque a principal responsabilidade era das equipas que têm ‘sprinters’», afirmou o corredor da Biscaia, região onde a “Vuelta” vai passar segunda-feira.

O dia foi explorado pelo russo Mikhail Ignatiev (Katusha) e pelo espanhol Javier Aramendia (Caja Rural), protagonistas de uma fuga ao pelotão desde os primeiros quilómetros, a qual foi anulada em grande parte graças ao esforço da Movistar, a cerca de 10 quilómetros da linha de meta.

Além de Cardoso, os restantes cinco ciclistas portugueses presentes no evento espanhol também concluíram a tirada junto com o grosso da coluna, sendo Sérgio Paulinho, na proteção ao chefe-de-fila, Contador, o melhor colocado na tabela, em 35.º, a 14 segundos de Castroviejo.

Bruno Pires, também da Saxo Bank, encontra-se no 64.º lugar, a 34 segundos do topo, enquanto Tiago Machado (RadioShack) ficou em 91.º, a 55 segundos da “roja”.

O trio da Caja Rural, composto por André Cardoso, Hernani Broco e Manuel Cardoso, estão a 1.27 minutos – os dois primeiros – e a 3.42 minutos de distância para Castroviejo.

Segunda-feira, na terceira de 21 etapas desta 67.ª “Vuelta”, os corredores vão percorrer 155,3 quilómetros entre Oion e Eibar, com a primeira chegada em altitude desta edição da prova, em Arrate.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.