O Tribunal Federal de Austin, no Texas, recusou hoje julgar recurso de Lance Armstrong contra a Agência Antidopagem Norte-americana (USADA), para anular procedimento disciplinar por esta instaurado ao vencedor de sete edições da Volta a França em bicicleta.

Armstrong advogou que a USADA, que acusa o ciclista de dopagem no período de 1999 a 2005, não tinha competência para abrir processo disciplinar contra o ciclista e pediu um julgamento na justiça, alegando que os seus direitos constitucionais foram violados.

O juiz Sam Sparks considerou que o tribunal não tem competência nesta matéria, embora que reconhecendo que o diferendo entre USADA e Armstrong reúne «aspetos confusos» e que a batalha entre a agência e a União Ciclista Internacional pela jurisdição deste caso «causa perplexidade».

«Infelizmente, a aparência de um conflito por parte das duas organizações cria dúvidas nas acusações contra Armstrong», disse o juiz.

A decisão do Tribunal Federal de Austin é passível de recurso para uma instância superior e Armstrong pode ainda pedir uma arbitragem direta à USADA ou aceitar as sanções da agência norte-americana, que podem levar à proibição de o ciclista competir ao mais alto nível e à perda dos títulos no Tour.

Citado pela France Presse, o diretor-geral da USADA, Travis Tygart, expressou satisfação pela decisão do tribunal federal e reforçou a necessidade de aplicação das leis «que prevalecem para todos os atletas».

«As regras em vigor protegem os atletas há mais de uma década e nós estamos ansiosos pela audiência pública que se realizará. Armstrong deverá escolher que provas vai apresentar sob juramento e será submetido a um contrainterrogatório por um grupo independente de árbitros, que determinarão o resultado deste assunto», acrescentou.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.