Os sprinters têm hoje, na sexta etapa, a penúltima hipótese de tentar vencer na 74.ª Volta a Portugal em bicicleta, numa tirada que começa em Aveiro e termina em Viseu, na véspera do dia de descanso desta edição.

Depois de um dia inesperadamente duro, que incluiu uma fuga do camisola amarela Hugo Sabido (LA-Antarte), a normalidade deverá voltar ao pelotão, perspetivando-se uma chegada rápida a Viseu, no final de 184,1 quilómetros de percurso.

O sétimo dia da prova coincide com a última etapa plana, vocacionada para sprinters, antes da consagração em Lisboa e, muito provavelmente, será animada pelas tentativas de fuga de corredores de segunda linha, num percurso com apenas uma contagem de montanha de terceira categoria na Serra do Buçaco (km 62,5).

A etapa não deverá mexer significativamente na ordem instalada, que mostra Hugo Sabido na liderança, com 12 segundos de avanço sobre César Fonte e 38 sobre Sérgio Ribeiro, vencedor da quinta etapa e candidato a amealhar uma das bonificações destinadas aos três primeiros de cada tirada. No quarto lugar, a 45 segundos do comandante e a fechar o trio de perseguiodres da Efapel, segue o espanhol David Blanco, vencedor de quatro edições da Volta.

Com metas volantes em Mortágua (km 76,3), São Pedro do Sul (km 133,7) e Viseu (km 162,1), a anteceder a primeira passagem pela linha de chegada, a tirada tem partida às 13:00 e final previsto para cerca das 17:30.

Terminada a sexta etapa, Viseu tornar-se-á, pelo segundo ano consecutivo, o destino da “pausa” da caravana.