A calma regressou hoje à caravana da Volta a Espanha em bicicleta, na quinta etapa, um circuito de 168 quilómetros, nas margens do Ebro, com partida e chegada em Logroño e vitória ao sprint do alemão John Degenkolb (Argos).

Degenkolb, vencedor em 4:10.37 horas, encabeçou um pelotão em que estavam todos os ciclistas mais bem classificados na geral, nomeadamente o espanhol Joaquim Rodriguez (Katusha), que continua com a camisola vermelha, o britânico Chris Froome (Sky), que o segue a um segundo, e o espanhol Alberto Contador (Saxo Bank), que está a quatro.

Cinco dos seis portugueses presentes na Vuelta também entraram no longo grupo, com Manuel Cardoso (Caja Rural) a tentar o sprint na meta de Logroño, mas a não conseguir posicionar-se em condições ideais, finalizando em nono do dia. Apenas se atrasou Bruno Pires (Saxo Bank), 3.38 minutos.

Depois das escaramuças da etapa da véspera, em montanha, que levaram à perda da camisola vermelha por parte um dos favoritos, o espanhol Alejandro Valverde, líder da Movistar, o pelotão optou por "recarregar baterias", não forçando muito o andamento.

Apenas um ciclista tentou a sua sorte numa fuga, Javier Chacon (Andalucia), e fê-lo logo a partir do primeiro quilómetro. Só seria alcançado a 29 quilómetros da meta e chegou a ter 8.37 minutos de avanço - uma situação consentida pelo pelotão e gerida pelas equipas mais fortes.

Na cabeça do pelotão sucederam-se a Argos, Sky, Katusha, Caja Rural, Garmin e Omega Pharma, até ao lançamento do sprint final, em que Degenkolg bateu o italiano Daniele Bennati (RadioShack), que atacou primeiro.

O português mais bem classificado continua a ser André Cardoso (Caja Rural), mantendo o 33.º lugar, a 2.48 de Rodriguez. Hernâni Broco, seu companheiro de equipa, é o 38.º, a 3.43.

Tiago Machado (RadioShack) é 40.º, a 4.10, Sérgio Paulinho (Saxo Bank) está em 96.º, a 15.13, Bruno Pires em 107.º, a 17.36, e Manuel Cardoso em 187.º, a 34.35.

A sexta etapa, quinta-feira, vai de Tarazona a Jaca, em 175 quilómetros. Uma tirada de dificuldade mediana, com alguma montanha, de terceira categoria, nos últimos 20 quilómetros - as subidas de Puerto de Oroel e Alto Forte de Rapitán.