O espanhol Joaquim Rodriguez (Katusha) venceu hoje a sexta etapa da Volta a Espanha em bicicleta, em Jaca, reforçando o primeiro lugar na prova, agora com dez segundos de avanço sobre o inglês Christopher Froome (Sky).

Os 175 quilómetros, que ligaram Tarazona a Jaca, eram apontados como uma tirada de dificuldade mediana, mas a montanha, com duas contagens de terceira categoria nos últimos 20 quilómetros - as subidas de Puerto de Oroel e Alto Forte de Rapitán -, acabou por provocar algumas diferenças assinaláveis na meta.

A animação na etapa começara cedo, com a fuga, logo ao quilómetro 10, de um quinteto, composto por três holandeses e dois belgas, um dos quais Thomas de Gendt (Vacansoleil), terceiro classificado este ano no Giro.

A presença de De Gendt foi vista com alguma apreensão pela Katusha, que nunca deixou que o avanço da fuga passasse dos quatro minutos.

A partir de Puerto de Oroel, De Gendt ficou sozinho na frente e tentou até à exaustão chegar à vitória, só sendo finalmente alcançado a menos de três quilómetros do fim.

Seria ultrapassado pelo quarteto de candidatos à vitória final, ou seja Rodriguez, Froome e ainda os espanhóis Alberto Contador (Saxo Bank) e Alejandro Valverde (Movistar).

A 500 metros da meta, Froome atacou forte, mas Rodriguez foi com ele e depois ultrapassou-o, ganhando cinco segundos e ainda a bonificação de vencedor do dia, pelo que o seu avanço na prova passou de um para dez segundos.

Contador, que perdeu 19 segundos, é terceiro, a 35, e Valverde sexto, a 54. De permeio estão o colombiano Rigoberto Uran (Sky), a 41, e o holandês Robert Gesink (Rabobank), a 53.

O português mais bem classificado na etapa foi Tiago Machado (Radioshack), em 37.º a 1.41 minutos, num grupo em que também vinha André Cardoso (Caja Rural).

Hernâni Broco (Caja Rural) perdeu 8.14 minutos e volvidos quatro segundos entraram Sérgio Paulinho (Saxo Bank) e Bruno Pires (Saxo Bank). Manuel Cardoso (Caja Rural) cedeu 18.54.

Na geral da prova, o português mais bem classificado continua a ser André Cardoso, em 34.º lugar, a 4.42 minutos de Rodriguez. Dois lugares atrás está Tiago Machado, a 6.04, estando os restantes lusos mais atrasados na classificação.

Na sexta-feira, a sétima etapa, 164,2 quilómetros entre Huesca e Alcañiz, tem um traçado suave, de feição para roladores.