O antigo ciclista espanhol Joseba Beloki, que deverá ser declarado vencedor do Tour de 2012, caso se confirme a anulação dos resultados desportivos do norte-americano Lance Armstrong, comentou hoje o caso dizendo que «as corridas ganham-se na estrada».

«É um processo muito complexo, estou orgulhoso do que fiz no Tour de França [um segundo lugar e dois terceiros] e isto não altera nada, as corridas ganham-se na estrada», disse o ciclista espanhol, que comenta para a Radio Euskadi a Volta a Espanha em curso.

O ciclista basco mostrou-se «bastante surpreendido» com a repercussão do caso.

«Creio que será importante deixar passar os dias e informarmo-nos de forma muito objetiva do que está a acontecer. A única coisa que posso assegurar são os meus dois terceiros lugares e o segundo, em 2002, a foto do pódio de Paris está tirada», disse.

«Não vou pensar no que pode ser, não vou dizer se é justo ou injusto, não tenho ainda ideia clara do que se está a falar», referiu, com cautela.

De qualquer forma, destacou que os controlos antidoping são «o melhor cartão de visitas» dos ciclistas.

«No final passamos por controlos e aí estão os resultados. Neste caso não houve qualquer tipo de positivo e por isso creio que se deveria falar de outra coisa.»