A Agência Antidoping Norte-americana (USADA) decidiu hoje banir da modalidade e “apagar” 14 anos de carreira de Lance Armstrong no ciclismo profissional, incluindo o recorde de sete triunfos do norte-americano na Volta à França.

A agência manifestou o desejo de que a União Ciclista Internacional (UCI) tome idêntica posição, mas a entidade que superintende ao ciclismo mundial não se pronunciou, referindo que antes deve ser explicado por que Armstrong deve perder os títulos conquistados no Tour entre 1999 até 2005.

Por seu lado, a Amaury Sport Organization, promotor da Volta à França, também não comenta a decisão, até ouvir a UCI e a USADA, que limpou o registo histórico das competições em que Lance Armstrong desde 1 de agosto de 1998.

O Comité Olímpico Internacional (COI) disse hoje que espera as decisões da USADA e da UCI antes tomar uma decisão quanto à medalha de bronze conquistada por Lance Armstrong nos Jogos Olímpicos Sydney2000.

Armstrong, retirado do ciclismo profissional há um ano, revelou em comunicado divulgado na imprensa norte-americana que desistia de lutar contra a acusação de doping e "abriu mão" dos títulos conquistados desde 1998.

Retirado há um ano, o norte-americano Lance Armstrong abdicou de lutar contra a acusação de doping, em comunicado divulgado pela imprensa norte-americana

Apesar de continuar a declarar-se inocente, Lance Armstrong, que travou uma luta contra o cancro a partir de 1996, "abriu mão" de todos os títulos que somou na carreira iniciada em 1992.

«Chega uma altura na vida de qualquer homem em que temos de dizer ‘já chega’ e para mim esse momento é agora», disse o ciclista, em comunicado.

Em 2010, Armstrong foi alvo de uma investigação federal nos Estados Unidos, na sequência de um inquérito aberto após as denúncias de Floyd Landis, vencedor do Tour2006, deposto após controlo positivo, e antigo companheiro de equipa de Armstrong, entre 2001 e 2004.