O espanhol Joaquim Rodriguez (Katusha) reforçou hoje a liderança da Volta a Espanha em bicicleta, ao ganhar isolado a 12.ª etapa da prova, disputada entre Vilagarcía de Arousa e Mirador de Ézaro, na distância de 190,5 quilómetros.
A etapa não apresentava dificuldades assinaláveis, nem sequer na subida final, de terceira categoria, mas o líder da Katusha e Alberto Contador (Saxo Bank), os dois primeiros da geral, aproveitaram uma fase menos boa do inglês Christopher Froome (Sky), o terceiro, para lhe ganhar algum tempo.
Rodriguez chegou à meta em 4:24.32 horas, com Contador a oito segundos e Alejandro Valverde (Movistar) a 13. Froome foi quinto e cedeu 23 segundos.
Na geral individual, Rodriguez, que também bonificou pela vitória, alargou de um segundo para 13 o avanço sobre Contador. Froome está agora a 51 e Valverde a 1.20, não havendo mais ninguém com claras condições de ainda poder lutar pela vitória - o quinto, o holandês Robert Gesink (Rabobank), está já a três minutos.
Quatro ciclistas - Amael Moinard (BMC), Cameron Meyer (Orica), Mikel Astarloza (Euskaltel) e Kevin De Weert (Omega Pharma) - tentaram a sua sorte, numa fuga que chegou aos cinco minutos de avanço, mas cederam perto do final, após a "caçada" movida pela Katusha e Movistar.
Já com o Mirador bastante perto, atacaram Juan Antonio Flecha (Sky) e Igor Antón (Euskatel), dois ciclistas já de outro nível, mas igualmente sem sucesso.
A menos de dois quilómetros da meta, Contador atacou primeiro, mas Rodriguez contra-atacou ainda mais forte, demonstrando que pretende manter a "roja" até Madrid, até porque não há mais contrarrelógios na última semana, mas sim montanha.
O português que hoje menos se atrasou foi André Cardoso (Caja Rural), 34.º a 1.18. Hernâni Broco (Caja Rural) perdeu 1.27 e foi 38.º e Tiago Machado (RadioShack) 2.41, em 75.º.
Mais atrás, Bruno Pires e Sérgio Paulinho, ambos da Saxo Bank, perderam 4.25 para o primeiro e Manuel Cardoso (Caja Rural) 4.38.
André Cardoso é o luso mais bem classificado, mantendo o 29.º lugar, a 14.04 minutos. Tiago Machado está em 43.º, a 25.30, e Hernâni Broco em 49.º, a 30.38.
Sexta-feira, a 13.ª etapa da Vuelta corre-se entre Santiago de Compostela e Ferrol, em 172,8 quilómetros. Uma etapa para roladores, apesar de as estradas da Galiza serem por vezes irregulares no traçado e se prever algum vento, sobretudo já na região portuária de Ferrol, cidade que não recebe a prova há 19 anos.