O espanhol Javier García (Novacaixagalicia) venceu a 7.ª Volta a Portugal de juniores, ao terminar em quarto na última etapa, um contrarrelógio de 16,4 quilómetros em Torres Vedras, ganho por Ruben Guerreiro (Alcobaça CC-Crédito Agrícola).

Javier García liderava desde o primeiro dia e defendeu bem a camisola amarela na quarta e derradeira etapa, concluindo a prova com 13 segundos de avanço sobre Rúben Guerreiro e de 45 em relação a Nuno Matos, que completaram o pódio.

O campeão nacional de fundo foi o mais forte no "crono", completando a prova em 25.58 minutos à média de 36,970 km/hora, num circuito duro a percorrer duas vezes e que incluía a subida da serra da Vila.

Nuno Matos (Gondomar Cultura) terminou em segundo, a 14 segundos, e César Martingil (CC José Maria Nicolau) foi terceiro, a 36 segundos do vencedor, com um registo igual ao de Javier García.

«Estou muito feliz porque esta é a minha maior vitória. Consegui-a com esforço, com a colaboração dos meus companheiros de equipa e também com sorte, que foi o que me ajudou no primeiro dia a ganhar vantagem aos adversários. Hoje sofri como não me lembro de ter sofrido antes num contrarrelógio, mas valeu a pena porque foi o meu melhor ‘crono’ de sempre», disse Javier García.