De 5 a 11 de Setembro, as estradas nacionais recebem a 20ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, uma prova por etapas exclusiva para as jovens promessas do ciclismo. Águeda, cidade com enormes tradições nas duas rodas, dará a partida a cinco dias de competição com quase 600 quilómetros, que vão terminar com a coroação do vencedor no Parque Eólico da Carvoeira, em Torres Vedras.

A Lagos Sports organiza a competição que ao longo dos anos tem projetado as luzes da ribalta para nomes como Joaquim Gomes, José Azevedo, João Cabreira, José Mendes e Filipe Cardoso. Joni Brandão (Liberty Seguros/Stª Maria da Feira) foi o vencedor, em 2011, e alinhou este ano na 74ª Volta Portugal Liberty Seguros pela equipa espanhola Burgos BH/Castilla e Leon.

Integram a caravana da 20ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros sete equipas nacionais do escalão sub23: Louletano/Dunas Douradas, Clube de Ciclismo José Maria Nicolau, Mortágua, Liberty Seguros/Feira/Specialized, OFM /Valongo, ASC/KTM / Vitória e Maia. A somar a este lote somam-se os espanhóis da equipa galega CC Spol/Caixanova Galicia.