Em dia de "tréguas" para os favoritos, o italiano Daniel Bennati (RadioShack) venceu a 18.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta, num sprint apertado em Valladolid, onde o alemão John Degenkolb "falhou" o seu quinto triunfo.

Na sua primeira etapa vestido de vermelho, Alberto Contador (Saxo Bank) não precisou de atacar nem defender-se, depois de uma série de "batalhas" que o conduziram à liderança, mas não pôde descansar na mais longa tirada da Vuelta, cujos 204,5 quilómetros, a partir de Aguilar de Campoo, foram cumpridos a uma média "alucinante" de 47,7 km/hora.

Na ponta final, Bennati, de 31 anos, rematou o bom trabalho da equipa RadioShack ao longo da jornada num sprint decidido por centímetros, poucos, mas suficientes para bater o britânico Ben Swift (Sky), segundo classificado. O australiano Allan Davis (Orica) foi terceiro e Degenkolb entrou em quinto, incapaz de repetir as quatro vitórias anteriores.

O alemão da Argos-Shimano não se posicionou da melhor forma e a "Pantera de Arezzo" aproveitou para juntar novo êxito a um palmarés que inclui vitórias nas três "grandes" - duas etapas no Tour, três no Giro e seis na Vuelta - e dedicá-lo ao seu antigo companheiro de equipa Wouter Weylandt, igualmente vencedor de uma etapa em Valladolid, em 2008, que morreu durante a Volta a Itália de 2011.

A alta velocidade imprimida provocou cortes e só os nove primeiros foram creditados com o mesmo tempo do vencedor (4:17.17 horas). Manuel Cardoso (Caja Rural) não conseguiu posicionar-se para o "sprint" e chegou em 23.º a 10 segundos, tal como o colega André Cardoso (37.º), ambos incluídos no pelotão, juntamente com Contador e restantes favoritos.

Tirando a tentativa frustrada de formar um "abanico" ao qual faltou vento para vingar, a equipa Katusha de Joaquim Rodriguez nada incomodou Contador, que se mostrou bastante mais atento do que o rival na véspera, dia em que o catalão perdeu a liderança para o madrileno e ainda "cedeu" o segundo lugar a Alejandro Valverde. Na geral, o líder manteve o corredor da Movistar a 1.52 minutos e "Purito" a 2.28.

Noutro grupo chegaram Hernâni Broco (Caja Rural) e Bruno Pires (Saxo Bank), 106.º e 121.º, respetivamente, 1.52 minutos, enquanto Tiago Machado (RadioShack) foi 141.º, a 4.42, e Sérgio Paulinho terminou em 170.º, a 6.18, provavelmente a recuperar forças para a próxima batalha do "chefe" Contador, na Bola do Mundo, depois do trabalho feito na tirada anterior.

Na geral, André Cardoso manteve o 22.º pontos, a 29.24 minutos de Contador, e Tiago Machado desceu três lugares, para 43.º, a 1:19.43 horas. Mais atrás, Hernâni Broco está em 55.º, Sérgio Paulinho em 65.º, Bruno Pires em 96.º e Manuel Cardoso em 164.º.

Na sexta-feira, a 19.ª etapa vai ligar Peñafiel a La Lastrilla (Segóvia), com 178 quilómetros de terreno plano.