O ciclista português Rafael Silva (Liberty Seguros) alcançou hoje a liderança da Volta a Portugal do futuro, após terminar na segunda posição a segunda etapa, que terminou com a vitória ao “sprint” do companheiro de equipa Leonel Coutinho.

Os dois corredores da equipa de Santa Maria da Feira adiantaram-se a Daniel Freitas (CC José Maria Nicolau), terceiro classificado na tirada, e concluíram os 124,5 quilómetros entre Oliveira do Bairro e Marinha Grande em 3:13.42 horas.

Com o segundo lugar na jornada, Rafael Silva conquistou a bonificação necessária para “roubar” a liderança a David Rodrigues (ASC-Vitória), que não conseguiu segurar o segundo de vantagem que detinha e está agora na segunda posição a cinco do camisola amarela.

António Barbio (Mortágua) ocupa a terceira posição da classificação geral da competição para corredores do escalão de sub-23, a 12 segundos do novo líder.

Na sexta-feira, o pelotão vai enfrentar os 124,7 quilómetros entre Pombal e Sertã da terceira etapa, que vai contar com dois prémios de montanha, um de terceira e um de segunda categoria, a 13 quilómetros da meta.