Os portugueses David Rosa e Rúben Almeida terminaram hoje a prova de elite do Campeonato do Mundo de cross country olímpico (XCO), respetivamente, na 39.ª e 40.ª posições.

«Por apenas cinco segundos não passaram à última ronda, perdendo uma volta para os homens da frente. Mas, apesar disso, foi um desempenho histórico, que traduz uma evolução muito boa, de mais de dez posições relativamente ao ano passado», afirmou o selecionador português, Pedro Vigário, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

O terceiro português em prova foi Tiago Ferreira, que concluiu a corrida no 63.º posto, a três voltas dos melhores.

O suíço Nino Schurter venceu a competição, repetindo o êxito de 2009, enquanto os compatriotas Lukas Fluckiger e Mathias Flückiger ocuparam os restantes lugares do pódio.

No setor feminino, Joana Barbosa foi a 47.ª, a três voltas da francesa Julie Bresset, que se sagrou campeã mundial.

«A participação da Joana Barbosa era uma incógnita, porque se estreava em palcos deste calibre. O resultado permite-nos aferir a posição relativa do BTT feminino nacional face às outras nações», referiu Pedro Vigário.

Em juniores, Gonçalo Amado foi o 49.º classificado, dois lugares acima de José Pedro Dias, numa categoria em que a vitória foi para o neozelandês Anton Cooper.

«O Gonçalo Amado tem sido perseguido pelo azar. Hoje ficou preso numa queda, logo de início. Depois do percalço ainda recuperou cerca de 20 posições.

O José Pedro Dias, como estreante, esteve muito bem, cumprindo com o que lhe pedimos», concluiu Pedro Vigário.

No domingo, Portugal vai estar representado nos Mundiais pelo sub-23 Mário Costa, o júnior Gonçalo Amado e a elite Joana Barbosa nas corridas de eliminação.