A ministra do Desporto de França, Valerie Fourneuron, pediu à União Ciclista Internacional (UCI) que confirme a sentença Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) e elimine os resultados de Lance Armstrong no Tour.

«Não entenderia se a UCI não retirasse as sete vitórias a Armstrong. A UCI tem de assumir as suas responsabilidades relativamente à decisão da USADA», afirmou Valerie Fourneuron numa entrevista publicada hoje pelo diário francês Le Monde.

A USADA eliminou os resultados alcançados pelo ciclista norte-americano desde 1996 depois de Armstrong ter desistido de lutar contra todas as suspeitas de doping, em agosto.

O organismo norte-americano considerou esta decisão de Armstrong uma assunção de culpa, apagando todos os resultados obtidos pelo ciclista desde 1996, incluindo as sete vitórias consecutivas na Volta a França, entre 1999 e 2005.

Segundo a ministra, deixar o palmarés da Volta a França sem campeão nos anos das vitórias de Armstrong seria uma forma de devolver credibilidade ao Tour.

«O Tour continua a ser extremamente popular, mas continuam a existir dúvidas relativamente ao palmarés dos últimos anos. Não haver um vencedor nos anos em causa poderá ser a primeira etapa para a prova reconquistar credibilidade», considerou a ministra.