Os antigos ciclistas Nelson Vitorino, o até agora “capitão” da Carmim-Prio, e Nentcho Dimitrov, foram esta segunda-feira indicados pela direção do Clube de Ciclismo de Tavira como sucessores de Vidal Fitas no comando da equipa algarvia.

Segundo comunicado do Clube de Ciclismo da Tavira, Vitorino e Dimitrov vão orientar a equipa profissional e os escalões de formação.

Nentcho Dimitrov, ex-ciclista búlgaro, com «fortes ligações» à equipa algarvia, assumiu as funções de diretor desportivo adjunto durante vários anos, ao lado da Vidal Fitas que, na semana passada, abandonou o cargo que ocupou durante sete anos.

«Orientou igualmente as equipas de sub-23, nas quais foi o mentor das camadas jovens, e de onde saíram os vários talentos que hoje integram o plantel da equipa profissional», recorda a nota.

Enquanto ciclista, Dimitrov teve dezenas de participações na seleção búlgara, nomeadamente em Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos – foi sexto em Moscovo1980 -, tendo vencido três Voltas à Bulgária.

Nelson Vitorino, 11.º classificado da Volta a Portugal de 2011, pôs um ponto final na carreira de ciclista nesta temporada.

«Ciclista completo, revelou-se um trabalhador incansável na luta pelos melhores resultados. As quatro vitórias da equipa profissional de Tavira na Volta a Portugal devem-se em grande parte ao seu excelente contributo», pode ler-se no comunicado, que elogia a capacidade «de liderança e de luta» do algarvio.

Para os responsáveis da equipa mais antiga do pelotão internacional, «a visão tática e larga experiência na modalidade» de Vitorino serão «uma mais-valia» na orientação das equipas do Clube de Ciclismo de Tavira e motivo «de inspiração e confiança».