O presidente da Agência Mundial Antidopagem (AMA) elogiou hoje o trabalho da USADA na resolução do caso de Lance Armstrong, após o organismo norte-americano ter revelado que o ex-ciclista participou num «sofisticado» esquema de doping.

«Queria elogiar a USADA por ter tido coragem e resolvido centrar-se a trabalhar neste difícil caso, pelo bem dos atletas limpos e pela integridade no desporto», disse John Fahey, em comunicado.

O documento assinala ainda que, a partir de agora, «como em todos os casos, considerará cuidadosamente o seu conteúdo e as evidencias que o acompanham».

«O processo seguido pela USADA foi apropriado e cuidadoso em todos os momentos e no cumprimento do Código Mundial Antidopagem. A União Ciclista Internacional (UCI) dispõe agora de 21 dias para decidir se vai apelar do caso. A partir de então, a AMA terá 21 dias para decidir se exercerá o seu direito de apelo. Enquanto isso, é inapropriado que sejam tecidos mais comentários», acrescenta o documento.

A USADA irradiou o ex-ciclista norte-americano das competições, desclassificando-o de todas as competições em que participou desde 01 de agosto de 1998, e quarta-feira tornou público um relatório elaborado com o testemunho de 26 pessoas contra Armstrong e a equipa US Postal.