Rui Costa (Movistar) concluiu hoje a nona posição na Volta a Pequim em bicicleta, ganha pelo alemão Tony Martin (Omega Pharma), e fechou o ano no décimo lugar do WorldTour, a melhor posição de sempre de um português

A quinta última etapa, disputada entre Chanping e Pinggu, ao longo de 182 quilómetros, foi ganha pelo britânico Stepehen Cummings (BMC), em 4:04.08 horas, na conclusão de uma fuga em dueto com o canadiano Ryder Hesjedal (Garmin), vencedor da Volta a Itália, que foi batido por dois segundos.

O primeiro pelotão, encabeçado pelo norueguês Edvald Boasson Hagen, chegou passados 17 segundos e nele vinha Rui Costa, que cruzou a meta em 12.º para confirmar o nono lugar da geral e garantir presença no “top-10” da classificação definitiva do WorldTour.

Também no grupo principal, Tony Martin, bicampeão do Mundo de contrarrelógio e medalha de prata olímpico, segurou a camisola vermelha, símbolo da liderança, para garantir a sua segunda vitória consecutiva na última prova do circuito mundial.

Martin terminou com 40 segundos de vantagem sobre o italiano Francesco Gavazzi e 46 face a Edvald Boasson Hagen, enquanto Rui Costa cumpriu a Volta a Pequim com mais um minuto do que o vencedor.

A derradeira etapa ficou ainda marcada pelo abandono do luxemburguês Andy Schleck (RadioShack), vencedor da Volta a França de 2012, que regressou à competição após vários meses de paragem por lesão e encarou esta como a sua primeira prova da época de 2013.