O português Rui Costa, que terminou a época em 10.º do “ranking” mundial do ciclismo, é cabeça-de-cartaz do Passeio de Bicicleta Miradouros de Santarém, que se realiza domingo, com o objetivo de aumentar a utilização da bicicleta.

Além de Rui Costa, que se tornou sábado o primeiro português a terminar a época entre os 10 primeiros do ciclismo mundial, estão também Sérgio Paulinho, Ricardo Mestre, vencedor da Volta a Portugal 2011, Nelson Oliveira, Fábio Silvestre, Joaquim Gomes, Cândido Barbosa e Marco Chagas, entre outros.

Segundo a organização, os participantes, federados e não federados, partem do Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém, pelas 10h30.

O passeio consiste num percurso de 20 quilómetros, durante o qual ciclistas de renome, e a população em geral, vão estar unidas para incentivar a utilização generalizada da bicicleta, além de estarem a contribuir para uma causa solidária.

A Federação Portuguesa de Ciclismo vai doar um euro à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Santarém por cada inscrito nesta iniciativa.