O antigo ciclista espanhol Miguel Indurain, cinco vezes vencedor da Volta a França, disse hoje confiar na inocência do norte-americano Lance Armstrong, a quem foram retiradas as sete vitórias no Tour, devido a um caso de doping.

«Não acredito que Armstrong seja culpado, até agora acredito na sua inocência, sempre cumpriu todas as regras», referiu o espanhol, em declarações à Radio Marca.

O pentacampeão do Tour disse «estranhar» que a sanção a Armstrong, que venceu a prova gaulesa consecutivamente de 1999 a 2005, tenha sido baseada «apenas em testemunhos».

«As regras eram umas e agora parece que mudaram», afirmou o espanhol, que lembrou que o texano «cumpriu todas as regras que havia naquele momento e não teve nenhum problema».

Para Indurain, também é estranho que Armstrong tenha baixado os braços na sua defesa, porque «sempre foi um lutador».

«É estranho que não continue a lutar e ainda mais quando se ultrapassam as regras. Há uma regra que diz que só se pode recorrer em relação aos últimos oito anos e quase lhe tiram as corridas de juvenis. Acredito que voltará e recorrerá para demonstrar que trabalhou bem nos últimos anos», disse.

A União Ciclista Internacional (UCI) retirou na segunda-feira Lance Armstrong as suas sete vitórias na Volta a França, na sequência do relatório da Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) que acusa o corredor norte-americano de dopagem sistemática.

Já retirado, Armstrong, um sobrevivente do cancro, venceu o Tour consecutivamente entre 1999 e 2005 e, após anos de suspeições, foi acusado e punido pela USADA, que, entre outras coisas, apoiou a sua decisão em testemunhos de 11 dos antigos companheiros de equipa.