A equipa de ciclismo espanhola Euskaltel Euskadi, baseada no País Basco, anunciou hoje a contratação de oito estrangeiros, quebrando uma política de 19 anos de contratação de ciclistas nascidos ou formados na região.

Entre os 11 novos ciclistas para a época de 2013 estão oito ciclistas estrangeiros, entre os quais o português Ricardo Mestre, o que representa uma mudança radical na política da formação.

O objetivo de fazer parte do WorldTour «obrigou» a emblemática equipa laranja a contratar ciclistas sem ligação ao País Basco, depois de 19 anos sem o fazer.

«Somos uma equipa basca aberta ao mundo globalizado. Queremos poder participar no Tour e nas maiores provas e isso só se consegue fazendo parte do WorldTour, que implica um sistema de pontos», disse Igor Gonzalez de Galdeano em conferência de imprensa.

Apesar dos oito estrangeiros, o diretor da Euskaltel destacou a aposta em jovens corredores bascos, entre os quais Garikoitz Bravo, vencedor do prémio da juventude da Volta a Portugal em 2011.