O diretor da Volta a França convidou hoje todas as equipas a unirem-se ao Movimento Por um Ciclismo Credível (MPCC) e empenharam-se mais na luta contra o doping, depois de Lance Armstrong ter sido desapossado das sete vitórias no Tour.

Durante a apresentação do percurso do Tour de 2013, Christian Prudhomme, dirigindo-se em particular aos diretores das equipas, defendeu as regras "draconianas" do MPCC, um movimento nascido em França, que prevê medidas de combate ao doping mais duras e que já tem 11 membros.

«Os diretores são uma peça essencial, eles devem ser o garante. Os que são diretores do Movimento por um Ciclismo Credível tudo farão. As regas a que se submetem são mais duras do que as da União Ciclista Internacional (UCI) e da Agência Mundial Antidopagem (AMA). É claramente o futuro», afirmou.

O MPCC foi criado, numa base de voluntariado, no início da Volta a França de 2007 em reação à associação internacional de equipas profissionais, considerada pouco empenhada na luta contra o doping.

«Quero dizer a esses, aos diretores que possam ter tido medo nos últimos anos tiveram, que não devem voltar a ter medo, que o Tour estará a seu lado. A única forma de mudar a cultura, é aplicar regras draconianas como as que aplicam os membros do MPCC», acrescentou.

O seu código de ética prevê o despedimento sistemático de um corredor com um controlo positivo suspenso por mais de seis meses e a não contratação posterior de um corredor suspenso pelos mesmos motivos.

Entre outras medidas mais apertadas do que as do Código Mundial, as equipas aprovam um período de repouso de 15 dias para um corredor que tenha de ser tratado por infiltração com corticóides e defendem a presença de um médico totalmente independente para verificar os boletins de saúde dos seus corredores durante uma grande volta.

Estas medidas inserem-se numa iniciativa de rigor e transparência perante os restantes diretores. Nenhuma equipa está ao abrigo de um controlo positivo, mas a partir de dois casos no espaço de 12 meses o responsável da equipa em causa compromete-se a uma suspensão da própria equipa.

As equipas Lotto, IAM, Netapp e Sojasun) juntaram-se hoje aos membros mais antigos do MPCC: AG2R La Mondiale, Argos, Bretagne, Cofidis, Europcar, FDJ-BigMat e Garmin.